VINHEDO: Há 76 anos era oficializada a emancipação de Rocinha e seu desligamento da administração de Jundiaí
Em 24 de outubro de 1948, de forma plenamente democrática e simples, homens e mulheres que moravam no então Distrito de Rocinha votaram pela separação de Jundiaí.
Segundo dados da época, 1.745 eleitores estavam qualificados a votar. Votaram 1.666, com 1.563 rocinhenses a favor da emancipação e 94 contra (60 de Louveira e 34 da então Rocinha), com 7 votos brancos e 2 nulos.
Seis meses depois, em 2 de Abril de 1949, Rocinha torna-se oficialmente município, sendo sugeridos para a nova cidade nomes como Parreiral, Videiral, Videiras, Vinhalândia e o escolhido, VINHEDO.
A data de 24 de Outubro, inclusive, foi homenageada na Câmara de VINHEDO, em 1955 por meio do Projeto de Lei 52, de autoria do vereador Carmelo Consolo, denominando a rua de número de 16, na região Central como “Rua 24 de Outubro – Dia do Plebiscito”. A via fica atrás da igreja Matriz de Sant’Ana (foto abaixo).
Aprovado por unanimidade na Câmara, o Projeto foi promulgado pelo então prefeito, o engenheiro Guerino Mário Pescarini, secretariado por Antonio Medeiros Junior, o mais antigo funcionário administrativo de Vinhedo que, inclusive, dá nome ao plenário onde acontecem as Sessões Ordinária e Extraordinárias do Poder Legislativo Municipal.
Fonte: Folha Notícias
(Da Redação #FOLHANOTÍCIAS- Fotos: FotoStudioNelson/Família Braghetto)